
ATENÇÃO! As imagens deste blog serão compartilhadas apenas como fonte de consulta e inspiração, sendo VETADA pelo autor, o uso delas sem sua prévia autorização e posterior referência.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Sinagoga de Santa Maria La Blanca



terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Portugal é FIXE
Este LO faz parte de um diário de viagem que se transformará em breve em quadro, juntamente com outros trabalhos que já fiz e outros que ainda farei. Aqui, tentei fugir da caracterização temática que é comum nas páginas de viagem, dando assim, mais ênfase aos melhores momentos da viajante em detrimento dos locais que poderia caracterizar mais facilmente o país visitado.



Mosteiro dos Jerónimos
Monumento à riqueza dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos situa-se em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Foi encomendado por D. Manuel I no início do século XVI, logo após o retorno de Vasco da Gama de sua viagem à Índia. Escolhido o local, junto ao rio em Santa Maria de Belém, em 1502 é iniciada a obra com vários arquitetos e construtores. No seu interior encontra-se, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa. Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a porta sul, de complexo desenho geométrico, virada para o rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. O monumento é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.



Assinar:
Postagens (Atom)