ATENÇÃO! As imagens deste blog serão compartilhadas apenas como fonte de consulta e inspiração, sendo VETADA pelo autor, o uso delas sem sua prévia autorização e posterior referência.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Sinagoga de Santa Maria La Blanca

Santa María la Blanca esta situada na cidade de Toledo. Construída no princípio como sinagoga, posteriormente foi convertida numa igreja católica. Construída no século XII, este monumento é mudejar. Tem cinco naves separadas por pilares. É de notar, como dado significativo, o profundo contraste que se faz patente entre a humildade exterior e o luxo que se aprecia dentro, conforme a tradição oriental de "todo fazia o interior". A sinagoga teve, no arquitetônico, uma influencia inquestionável sobre outras sinagogas do resto da Península, sobretudo na de Segóvia. Foi transformada na segunda metade do século XV numa igreja da Orden de Calatrava. Em 1550, o cardeal Siliceo converteu-a numa beataria para prostitutas arrependidas... (posso até imaginar a alegria dos padres na época...rs). No século XVIII foi ocupada como quartel para as tropas da guarnição de Toledo. A meados do século XIX, o edifício foi declarado monumento nacional. Depois da guerra civil espanhola, um decreto real do governo entrega Santa María la Blanca à Igreja Católica.

5 comentários:

roselene disse...

Audrin adorei a história, afinal scrap é prá isso, né? Lindo o alfabeto, quanta criatividade e inspiração, lindo de morrer tuuuudo!!!
Parabéns, e as aulas?????
bjs
rose

100% CARIOCA disse...

Blog do Audrin, tb é cultura (rs). espero que esteja tudo bem, estamos com saudades. Beijos

Nayheli disse...

Qué interesante lo que platicas en tu layout, las letras las hiciste a mano??
Tus últimos trabajos estan muy vintage.

Tengo algo para ti en mi blog.
Muchos saludos.

Regiane Torres disse...

Oi Audrin, obrigadinha pela visita viu, tô aqui retribuindo e me deliciando com suas páginas de viagens, que tuuuuuudo !!!!!!!
Seu trabalho é incrivel ;0)
bjinhos e um 2009 de muuuuuuuuito sucesso !!!!!!!!!

Unknown disse...

Maravilhosa página e adorei saber a aula de história !!